sábado, junho 25, 2011

Dos sentimentos...

Eu só tenho uma palavra pra descrever o que eu estou sentindo nesse momento: humilhação.
Quando eu descobri que tinha câncer no começo do ano, os sentimentos foram um misto de várias coisas, mas o desespero sempre falou mais alto.
Lógico que a vida está acima de tudo, e o que vale é brigar pra sobreviver, pra ficar curada, mas aí você se dá conta que não tem um plano de saúde, e pagar um tratamento particular é impossível. Aí além de todo o desespero de estar com uma doença tão séria fica ainda maior quando se percebe que a sua única alternativa é o SUS.
Mas eu comecei a fazer meu tratamento e percebi que o tratamento para câncer pelo SUS é uma coisa que funciona surpreendentemente.
O médico nunca foi muito atencioso. A única vez que ele realmente conversou comigo foi no dia que comecei minha quimioterapia, nas outras 6 sessões eu só o via atravessando a rua e entrando num hospital por outra porta, pra não ter que passar perto dos pacientes. Dúvidas? Pergunte à enfermeira, ela vai passar tudo ao médico e repassa pra você. Tudo, bem, a enfermeira é muito competente, mas o médico é o médico. Ele fez sua residência e se especializou unicamente pra isso. Mas é SUS, né. Eu já estou ganhando todo meu tratamento, não posso exigir muito, ele deve ser muito ocupado...
Mas parece que as coisas acontecem por desaforo... não elogia não...
Mas eis que no dia 15 de junho eu estava com minha oitava sessão de quimio agendada e fui para o hospital todo preparada para isso, deixei as coisas que eu tinha pra preparar pra próxima semana todas prontas, as compressas de água quente nas mãos pra preparar as veias pra quimio, tudo certinho, a preparação psicológica...
Mas eu chego lá e sou avisada que o aquele dia não ia ter quimio. Por que???? “Porque o médico está em outra cidade”. Tá, mas por que? O que ele está fazendo lá? Quando ele volta? Quando eu vou fazer quimio de novo? E a recepcionista com todo o seu gerundismo responde: “vou estar ligando pra estar marcando a próxima sessão, é só estar aguardando”.
A revolta foi grande.
Fui procurar pelo nome do médico na internet e encontro uma notícia sobre uma auditoria que aconteceu no outro hospital no qual ele era responsável técnico. A atuação dele foi tida como irregularidade, porque se mostrava relapso por se dividir entre dois hospitais. Aí eu descubro que o médico optou por um deles, que não é o que eu faço tratamento.
Todos os dias eu ligando no hospital pra saber se eu preciso me preocupar em transferir meu tratamento ou se ia voltar tudo ao normal logo. Semana passada marcaram minha próxima sessão pra segunda-feira, ontem fui tirar sangue (procedimento recorrente a cada sessão), deixar tudo pronto. Eis que fico sabendo que o buraco é cada vez mais embaixo.
No começo da semana vi a notícia de que o hospital teve um problema com o convênio da região e ia parar de atender aos pacientes. Liguei lá e eles me disseram que já estavam contratando um novo médico e logo tudo voltaria ao normal. Um médico de Ponta Grossa, disseram.
Ontem a hora que eu liguei me disseram que não seria mais segunda feira e que “estariam ligando” pra marcar assim que possível.
Meu irmão foi até o hospital pra saber alguma coisa, e disseram a ele que a contratação no novo médico necessita da aprovação da secretaria da saúde do município e depois do estado, e que não sabem nem quando essa aprovação do estado vai sair. Pra um médico que vem de Cascavel...
Conclusão: estou aqui me sentindo humilhada, com o sentimento de que uma assinatura vale mais que a minha vida e a vida de todas as pessoas que estão esperando como eu. Eu tenho voz, eu grito, mas tem tanta gente que não o faz, por impossibilidade, inocência, falta de informação, tantos motivos...
E quantas contradições, quanta mentira, quanta enrolação.
Estou sendo enrolada pela equipe do hospital. Por que eles não dizem a verdade pra gente poder fazer alguma coisa logo? Por que isso?
Por que a minha vida e a vida de tantas outras pessoas é tão sem importância?
Por que interesses financeiros, pessoais, políticos etc. são mais importantes que nossas vidas?????

Só o que eu quero é ter minha vida de volta. Nesse tempo meu pescoço voltou a inchar e eu voltei a perceber caroços no pescoço. Meu tratamento regrediu.

Eu só quero poder voltar a ser eu mesma, estudar, trabalhar, sair com meus amigos... ter minha vida normal.

Nunca pedi isso, mas peço, por favor, que divulguem esse meu texto. Não sei se pessoas como um médico que simplesmente abandona tantos pacientes ou o político que nem se dá conta que sua assinatura pode salvar tantas vidas se sensibilizariam com isso, mas eu estou fazendo a minha parte, de gritar, pedir por socorro, por ajuda. Pedir pra continuar viva. É direito meu!!!!

Infelizmente não sou a primeira nem serei a útima a reclamar, mas estou me sentindo um pouco menos humilhada por fazer isso, por desabafar, por fazer das minhas palavras as palavras de muita gente.

13 comentários:

Marcella disse...

É o cumulo esse descaso...

rosi disse...

Sim é muito triste isso,mas nem tudo é assim,meu pai fez um tratamento parecido no HC de Mgá,onde era muito bem atendido desde as secretárias até mesmo pelo seu médico que segundo funcionarias era o 1°a chegar no hospital,e sempre nos atendia com muita presteza e bom humor, e se tratava nada mais nada menos que um dos donos do hospital Dr Paulo,que sabemos é do tempo que se exerce a profissão com seriedade, esses outros são outros.......tenha fé e esperança

Kay disse...

ISSO É REVOLTANTE , PESSOAS ASSIM FRIAS QUE NAO SABE U QUE É PERDER ALGUEM , NA VERDADE TINHAM QUE SER CULPADAS PORQUE É ASSIM QUE MUITAS PESSOAS MORREM ENQUANTO ISSO OS LADROES TAMBEM TAO MATANDO E ROUBANDO E O GOVERNO TAMBEEM , ESSE PAAIS NAO TEM JUSTIÇA , TEEMOS QUE PROTESTAR COM UM NEGOCIO DESSE PORQUE TENHO CERTEZA QUE NINGUEM QUERIA ESTAR NO SEU LUGAR !

Anônimo disse...

Aline, eu te aconselho a procurar uma advogado IMEDIATAMENTE, para que ele entre com uma LIMINAR na justiça. Faça isso, por que funciona.

Anônimo disse...

Aline, leia o que eu escrevi no Blog do JP e na sequência, as colocações do JP:-

Bom dia mestre JP,é com o sentimento de muita tristeza que muitas vezes deparamos com comentários externados aqui neste espaço, vidas de amigos ceifadas precocemente , as vezes pela violência de nosso trânsito, outras por circunstancias que já estão tão rotineiras em nosso convívio que nos parece ser banal,eu fico me perguntando ….O que faz por merecer tanto sofrimento um semelhante nosso como a Aline Copceski ,e tantos outros que necessitam dos serviços de nossa saúde publica, até quando ficarão impunes aqueles que negligenciam nossa saúde pública? Este profissional que muitas vezes se forma em Universidades publicas e la faz o juramento ao final de seu curso de medicina, não generalizando pois temos excelentes profissionais que amam sua profissão … nesta semana vimos escancarado em nossa mídia falada, escrita e televisionada o esquema dos cartões de pontos.

E quantas outras Alines quantas Marias e quantos irmãos semelhantes nossos estão sofrendo e sendo negligenciados neste momento em filas de radioterapias e quimioterapias e eu me pergunto..Em que mundo cão vivemos?

ESTARÁ CERTO DIZER: “MUNDO CÃO”?
JÁ QUE É TÃO GRANDE A AMIZADE QUE O CÃO TEM PELO SEU DONO QUE O MAIS CERTO SERIA DIZER:”MUNDO HUMANO”
*JP – Maroam, você disse tudo. É uma situação revoltante, principalmente quando sabemos que existem homens públicos, com poder de decisão, que assistem a tudo isso, com uma indiferença cruel. Não movem uma palha pra mudar esse quadro desolador, apesar de terem poder de decisão e condições para isso. Piores ainda, são aqueles que, sub-repticiamente, obstaculizam a viabilização de uma Clínica Oncológica em Paranavaí, colocando os seus interesses pessoais e de grupos, em detrimento da sociedade. Parodiando uma frase muito conhecida em todo o mundo, até diria que “Yo no credo , pero que los hay, los hay”.

Anônimo disse...

FORÇA MENINA

Aline, procure direta e imediatamente a PROMOTORIA PÙBLICA DE PARANAVAÌ, aqui pelo menos tenho visto funcionar com muita competência. Aguente firme, você vai conseguir, além de resgatar sua saúde e dignidade, coisas muito mais importantes para nossa cidade. ESSES POLÍTICOS DE NADA QUE NOS AGUARDEM...
Forte abraço.

Karen disse...

Nossa Aline!! Li seu texto e é revoltante. Peço encarecidamente pela Aline e pelos outros cidadãos que tem o total direito do uso desse sistema, que não esta sendo oferecido por motivos com certeza muito mesquinhos e que envolvem um caso sujo que se chama política, para quem souber como fazer justiça arregaçar as mangas e nos ajudarrrrr. Amiga você tem pessoas ao seu lado...força vamos lutar!

Anônimo disse...

Aline. Não há necessidade de advogado e sim de procurar imediatamente o Ministério Público e denunciar a situação. O Promotor Público pode requerer o imediato atendimento hospitalar e oferecer denúncia contra o mesmo.

José Roberto Balestra disse...

O que dizer diante desse desesperado desabafo de Aline? Que o médico que a (des-)trata é desprezível, um empedernido, que ele faz parte de uma corja de pseudo-médicos que sequer se lembram do julgamento de Hipócrates? Não. Seria muito pouco, e sobretudo ineficaz.

¿E os políticos que “cuidam” da saúde no Estado ou dos que “dizem” que estão fazendo alguma coisa pelos que da saúde necessitam? Sabemos, eles, os “imortais”, a estas horas estão bem resolvidos, física e mentalmente, a bordo de luminosos veículos, voltando do “feriadão”, de seus alongados passeios por resorts, pantanais, praias do Nordeste, fazendas, etc., e vem todos “super preocupados” com os do povo… Dizer o quê desses políticos, que são irresponsáveis?!

Não. Tudo isso seria (…e é de fato!) muito pouco, de escasso efeito.

Em país terceiro-mundista como o nosso, que ainda vê os pobres comendo calango frito e os da-nata política insistindo em afirmar que esses pobres devem arrotar crocodilo é assim mesmo; os do governo mentem e enganam deslavadamente o povo. Eles estão acomodados em seus mandatos.

Mas está aí a crua realidade; nas palavras de quem está sentindo na alma a dor da humilhação de ter de recorrer a um sistema de saúde pública frágil, que “aparentemente” funciona, mas cuja (des-)organização chega ao desplante de deixar refém nas mãos de UM ÚNICO médico o serviço de tratamento oncológico de uma grande região.

O juramento de Hipócrates é bonito, porém apenas formal. Imagino que na prática um médico como esse aí do caso de Aline sequer movimentara os lábios durante o ato oficial de sua formatura; conhecia a própria (des-)alma e não queria comprometer-se. Toda pessoa infame é assim; tem o maior medo do tribunal da própria consciência.

Numa crônica eu já disse aqui certa vez, mas é preciso repetir aos cegos e surdos do Poder: “(…) Câncer é o nome dum sujeito surdo, mudo, cego, teimoso, obstinado, cujas longas passadas não esperam por auditorias, avaliações (…)”, PORÉM ELE SE RENDE AO EMPENHO DOS DE EFETIVA BOA VONTADE, e que devem ser buscados dentre os que pedem votos, recebem-nos, e por isso são eleitos.

Todavia, se o SUS de Umuarama se mostra refém dum médico insensato, de uma equipe manietada por estúpida burocracia, e se a clínica oncológica de Paranavaí não se torna realidade por burocracias, interesses políticos escusos ou apegos a formalismos e legalismos, enquanto cidadãos contribuintes dessas regiões seguem pagando impostos e tributos por uma atenção estatal que não vem, ENTÃO É MAIS QUE CHEGADA A HORA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRAR EM CENA, porque um tratamento interrompido é sinônimo não só de mais penúria física para o necessitado, mas também de dispêndio desnecessário com medicamentos no retorno do tratamento, além do que UMA VIDA NÃO TEM PREÇO… AINDA!!!!

E jogar dinheiro público fora ainda continua sendo crime, assim como matar ou deixar alguém doente a mercê da própria sorte. Ouçamos a incansável ALINE COPCESKI, e não deixemos sumir o eco de seu fundado desabafo!

Anônimo disse...

O que falta neste país é um pouco do que esta acontecendo no Oriente Médio: PROTESTOS! O POVO NAS RUAS! O povo brasileiro é bom demais, paciente demais e nosso políticos se aproveitam disso. VAMOS PROTESTAR! ACAMPAR NA FRENTE DESTE HOSPITAL. É revoltante, muito revoltante. Deus ilumine seus caminhos e proporcione sua cura. Vou rezar por você e seu restabelecimento. Fique com Deus.

Val disse...

Te amo minha lindona, juntas vamos conseguir sua cura, sua vida é minha vida, pois foi de dentro de mim que vc nasceu.

JISA disse...

Meu amor, minha sobrinha linda....
Ela luta simplesmente por um direito seu, direito à saúde, como a própria constituição diz,"Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação." Pensem, seria simples assim, se fosse respeitado o que diz a constituição, e se não fosse pela lei, que fosse por amor a profissão, por amor a vida, enfim, que houvesse respeito pelo ser humano. A Aline tem voz e graças a Deus, pela sua índole, grita por todos, clama por atendimento e não esquece seus "irmãos" que lá estão, à espera, assim como ela e que não tem a mesma oportunidade que ela de expressar toda sua indignação e sua revolta, e eu digo, lute, meu anjo, lute sempre e sua cura em breve chegará pois Deus é mais forte que qualquer descaso de saúde pública,mais forte que qualquer médico irresponsável, enfim, ele é mais..... TI AMO.

TIA FATIMA. disse...

Aline minha querida, força vc vai vencer, pois o nosso DEUS e maravilhoso, a tia não esquece de vc, vc esta em todas as minhas oraçoes, força nos te amamos, DEUS dissi, os humilhados serão exaltados, estou aqui com o coração apertado, mas confiante em DEUS vc vai sair dessa, beijos minha linda fica com DEUS.