quarta-feira, setembro 15, 2010

O que é a literatura?

O título do post é título de vários livros de teoria e crítica literária, de diversos autores.
Mas, eu como leiga, não venho aqui tentar dizer uma fórmula universal para explicar o que é literatura, até porque essa fórmula universal não existe, sendo que a literatura se trata de algo que pode ter diversas interpretações. Isso não só na literatura, na arte em geral: é difícil definir.
Mas não vou ficar aqui escrevendo as coisas que eu escrevo nos artigos científicos, né?!
Mas os textos que eu leio pra escrever esses artigos me levaram a uma conclusão a respeito da literatura, não de modo geral, mais especificamente a respeito da poesia.
Depois de muito estudo sobre teoria da poesia, estudo mais aprofundado sobre autores, poemas, obras, cheguei a conclusão (nada nova) de que a literatura não pode ser constituída apenas de palavras jogadas no papel. Ela deve ser elaborada. Não complicada, elaborada. Vejo que alguns poemas são uma verdadeira afronta à capacidade intelectual das pessoas, pieguismo absoluto. A poesia, como toda a arte, tem sim de ter o sentimento, o intrínseco, mas falar de sentimentos nem sempre é poesia.
Falo da poesia enquanto literatura, não da poesia da vida, que isso será tema pra um outro post. A poesia enquanto literatura traz em suas palavras muitas coisas além do que as simples palavras podem dizer, e essas coisas podem ser decifradas somente a partir dessas simples palavras. O poeta deve ter conhecimento. Não conhecimento profundo sobre todas as coisas da vida, mas conhecimento sobre o sentimento, sobre a realidade, e principalmente conhecimento no uso das palavras. Usar as palavras certas no lugar certo e combinadas com outras palavras certas é a chave para a poesia.
Acho que eu não disse nada do que eu realmente queria dizer, nem quero escrever posts muito longos. Então, só me resta dizer que eu voltarei a tocar no assunto.

4 comentários:

Leandro Vieira disse...

A poesia pode também não jazer num âmbito só literário, quando se trata da poesia como fenômeno do sentir humano perante os demais episódios ou instantes tocantes da vida.
Mas realmente existem escritores que, por falarem de seus sentimentos "apenas", acham-se poetas.

As três partes de mim disse...

Essa poesia como "fenômeno do sentir humano perante os demais episódios ou instantes tocantes da vida" será tema de um novo post... rs.

Marcelo disse...

Poesia pode ter um sólido exercício livre da linguagem, além de ritmo, musicalidade. Ou seja,como tu disseste, falar de sentimentos por falar não é bem poesia. Como dizia o Gauthier (acho), "antes de tudo, a música".

As três partes de mim disse...

Marcelo, quem dizia isso era o Verlaine... um princípio mais que básico...