terça-feira, abril 24, 2012

Como eu (não) me trato pelo SUS...


Faz tempo que eu não escrevo nada... é que faz tempo que nada acontece. Estou desde dezembro esperando. E só. Fui chamada no TMO em Curitiba pra uma consulta dia 2/05, aí espero ter boas novidades.

Mas hoje eu queria reclamar. Não sei nem se é justo, mas eu creio que seja.
Pra quem não sabe, eu faço tratamento pelo SUS, o que já custou a mim mais ou menos uns 30 mil reais pra mais. Mas por que se é tudo público?
Bem... teoricamente... Geralmente quando os médicos pedem exames e vou marcá-los pelo SUS, a resposta é que poderei faze-los em 2, 3 meses. Câncer não me dá esse tempo. Aí vai a gente e paga. Uma, duas, três, sei lá quantos... Tenho o preço de um carro zero km dentro da minha pasta de exames, cada vez mais pesada.

Aí tem o deslocamento. Pra Maringá eu não sei nem quantas viagens eu já fiz, 100, 150, sei lá. Considerando que são 70 km, uns 30 reais de combustível e um pedágio de R$7,80 x 2 cada viagem. Vai ver com a secretaria de saúde do município: “a gente disponibiliza carro todos os dias, você pode ir com ele”. Só não levam em consideração que o transporte recomendado pela minha médica é de isolamento, por causa da minha imunidade. Imaginem eu num ônibus fechado cheio de gente doente... é...

Quanto ao TFD (Tratamento Fora do Domicílio, uma lei federal que está em qualquer manual dos direitos de pacientes com câncer, que diz que o município tem que dar uma ajuda financeira aos pacientes que fazem tratamento fora, para viagem, alimentação e hospedagem do paciente e acompanhante), já dois secretários de saúde aqui me disseram que essa lei não existe em nosso município. Eu não sabia que leis federais tinham que ser regulamentadas no município...

E a previdência... ah, eu não tenho direito de receber auxílio doença porque nunca contribuí. Eu trabalho há dez anos. Fiz duas faculdades e sempre fui estagiária, inclusive trabalhando pro governo. É, estágio é trabalho escravo. Já estou há mais de um ano em tratamento e não tenho direito a receber uma merreca de um salário mínimo (que me seria tão, mas tão útil, sendo que as dívidas só vêm aumentando dia após dia)...

Mas o SUS me paga todas as quimioterapias, e os internamentos... e eu estou há 4 meses esperando ser chamada no serviço de transplante, enquanto meus nódulos aumentas e se multiplicam, tanto que estão começando a trancar minha garganta.

Gostaria mesmo de saber, advogado(a)s amigo(a)s, eu tenho direito de receber tudo isso de volta do governo? Tenho direito a um auxílio doença, sendo que eu posso provar que desde os 17 anos eu trabalho, mas nunca com uma carteira assinada? Será que eu posso ter a dignidade de pagar as dívidas que minha família (minha mãe) vem acumulando pra tentar me dar um tratamento um pouco mais digno????


Agradeço mais uma vez aos amigos que vêm me ajudando emocional e financeiramente, porque sem eles eu nada seria.

3 comentários:

Ester Delvechio disse...

olá moça ou moço, na pressa não consegui ainda saber seu nome, pq assim q vi sua postagem no face ( uma amiga me mandou), eu vim aqui te deixar essas informações...
mas eu volto com calma...
abraço fraterno...
e creia que tudo vai dar certo, sua fé vai fazer a diferença.
Ester Delvechio

http://www.accamargo.org.br/cartilha-dos-direitos-do-paciente-com-cancer

Gigi disse...

Muito chato essa história.

Aqui em Portugal eu não gastei quase nada.

Mas estou aqui a torcer por você.

adv.marisa@gmail.com disse...

desculpe a demora em responder, somente agora tive acesso a sua história através do blog da margarete.
vamos aos fatos, vc não tem direito ao auxílio doença, posto que nunca contribuiu, isto porque o inss é um sistema de seguro, só tem direito aquele que contribuiu. mas, talvez vc se encaixe no LOAS, que é um benefício assistencial pago pelo inss, digo talvez porque há critérios a serem preenchidos. se quiser mais detalhes me escreva pelo e-mail: adv.marisa@gmail.com, terei prazer em ajudar.
quanto aos valores que gastou eles não são reembolsáveis. mas qto a exames futuros não há outra solução, toda vez que precisar e o sus não o fornecer IMEDIATAMENTE, vc pode entrar com uma ação judicial chamada MANDADO DE SEGURANÇA, para obrigá-lo a fazer, qto ao advogado vc pode recorrer a OAB local, defensoria pública, ou o que tiver disponível em sua cidade.
espero ter ajudado e boa sorte
marisa