sábado, agosto 11, 2012

Crônica de uma morte anunciada...

Eu já sabia que isso ia acontecer. Desde maio, quando eu passei 20 dias em Curitiba para retirar as células tronco, que o Hospital de Clínicas está em greve. O Setor de Transplante de Medula Óssea não para, médicos e enfermeiros e demais profissionais estão todos os dias lá, trabalhando humanamente.
Mas o restante do hospital parou...
E não, eu não coloco a culpa desse caos nos funcionários que estão em greve. Eles têm família pra criar, passaram por anos e mais anos de estudo para estarem lá, eles mais do que merecem ter um salário digno, ter seus benefícios assegurados.
Eu queria poder fazer alguma coisa, mas quem sou eu? Eu sou só uma paciente, que depende desses profissionais pra recuperar a saúde.
Quem sou eu? Eu sou apenas uma eleitora. 
E agora todos os políticos estão muito ocupados em parecer bem postos nas fotos dos santinhos, eles não têm tempo de agir em favor do povo.  
Outro dia eu questionei sobre o Governador do estado, sr. Beto Richa, e em como a postura dele em estar apoiando dois candidatos a prefeito aqui da cidade me parece tão ridícula.
Mas hoje, só o que eu queria do governo do Estado era que intervisse por seus servidores federais, por uma negociação humana:

Eu não tô nem aí se ele vai apoiar Rogério ou César, só espero que ele faça o trabalho dele, 

o que não tem feito. Cortou verbas das universidades e simplesmente ignora esse caos. O 

Governo Estadual deveria intervir pelos servidores federais do estado, quem está perdendo 

com isso? Somos nós. Mas o Governo do Beto Richa é um governo de elite, ele não está nem 

aí pra gente que depende de SUS, de Universidade Pública, de nada que seja público. Peço 

as políticos de Paranavaí, vocês têm família, não têm? Imaginem um filho de vocês não poder 

fazer o transplante por causa de uma greve, justíssima por sinal, porque ninguém é obrigado a 

trabalhar praticamente de graça. Preocupem-se menos com as poses das fotos e ocupem-se 

um pouco mais com o POVO. 

Cadê o Beto Richa cobrando do Governo Federal medidas para acabar com a greve no 

Hospital de Clínicas de Curitiba? O Governador não deveria querer que o maior hospital do 

estado parasse, deveria cobrar do Governo Federal uma negociação humana, lutar pelo 

direitos dos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. Eu acabei de perder o 

chão com uma notícia que eu já sabia que ia acontecer. O setor de Transplante de Medula 

Óssea do HC parou. Eu já sabia que isso ia acontecer, mesmo assim estou desolada. 

Quantas famílias serão desfeitas com a morte de pacientes? Como é ficar meses, anos, 

esperando por um doador e chega no momento de renascer, o hospital para. Vocês aí que 

são "importantes" e têm contato direto com senhor Beto Richa, digam a ele que estamos 

esperando isso dele, nós, reles cidadãos que dependemos da saúde pública, que podemos 

ser assassinados por salários ridículos pagos aos médicos e profissionais de saúde. Peço 

pelo amor de Deus, ajam por nós, vocês são nossos representantes.




Antes eu esperava meu transplante de medula óssea. Agora eu já não sei mais o que 

esperar.

É tão desesperador depender de políticos.



Ps: a quem interessar possa Crônica de uma morte anunciada é o título de um livro do Gabriel García Márquez.



3 comentários:

denize amaral disse...

issoo aí Aline.. temos q lutar pelos nossos direitos e vc além de setra lutando por direitos ainsa luta pela vida.. isso é uma covardia com a população..

Kennedy disse...

Lendo esse texto lembrei de quando o legislativo federal quis garantir por lei o direito à felicidade.
Daí pensei se os grevistas estariam felizes com a remuneração e condições de trabalho deles, e consequentemente se estariam felizes por estarem de braços cruzados. E em volta dos servidores as famílias deles, felizes? E em volta dos serviços, os pacientes, aqueles com um fio de esperança de cura ou dignidade não pareciam ter suporte para estarem felizes. Mesmo eu, que hoje não estava fazendo greve ou esperando atendimento não fiquei feliz em pensar que eu no futuro possa estar nessa situação. E o político que comprou voto de um cidadão que saiu feliz com sua cesta básica, como será que se sente?
Sofremos por escolhas infelizes de pobres infelizes que abrem mão de saúde, educação e demais direitos básicos em troca do sonho de uma felicidade gananciosa. Esquecem que a felicidade não é recebida e sim alcançada.
Uma democracia que não olhe os cidadãos com distinção, um desejo tão redundante quanto utópico.
Parabéns pelo texto Aline!

C@rin disse...

Oi Aline

Concordo contigo em tudo. Pensando única e exclusivamente em você, procure outros centros de transplante, pois você já está esperando há muito tempo pelo seu TMO. De repente em Londrina, em Maringá ou em algum outro que seja estadual. Ou até mesmo noutro estado (Jaú, Barretos, São Paulo, etc).

Vamos em frente!
Fé na vida!

Beijo

Carin