terça-feira, julho 10, 2012

Como vai você? Eu preciso saber da sua vida...

Bem, eu me dei conta de que faz tempo que eu não falo nada sobre o meu tratamento e como andam as coisas..

Eu fiz uma quimioterapia entre os dias 10 e 12 de maio em Maringá e no dia 14 eu fui pra Curitiba.
Dia 15 tive uma consulta e o médico explicou certinho como funcionaria o processo de coleta de células tronco. É assim, ó: eu fiz essa quimio pra minha imunidade baixar até o mínimo possível (o que chamam de nadir), e quando chegasse ao mínimo eles iam entrar com o granulokine pra estimular a medula a produzir células tronco. 5 doses por dia. Então eu fiz um monte de exames e o médico percebeu que minha função renal não estava legal, e nesses dias em que fiquei esperando a imunidade baixar fiquei tratando os rins, com hidratação. Eu ia todos os dias de manhã para o hospital e só voltava  a noite, ainda mais depois que tive uma infecção e tive que tomar antibióticos por 7 dias. No dia 25 de maio eu comecei a tomar o granulokine, aquela delícia de 5 injeções na barriga. Não sei exatamente que dia, mas também tomei 2 bolsas de sangue porque a anemia tava muito forte.

Como o granulokine é um remédio que estimula a medula, causa dor nos ossos, em uma dose normal essa dor quase não é sentida, mas eu estava tomando uma dose 5 vezes maior que o normal. Eu quase morri de dor nas ancas e mal conseguia andar.  No dia 29 eu internei ( a primeira internação no DÉCIMOQUINTO a gente nunca esquece) pra colocar um cateter pra fazer a aférese (nome que se dá ao processo de coleta de células). O meu cateter não serve pra isso porque é de uma via só, eu precisava de um de duas vias, que foi colocado na minha jugular:




Eu tava mega inchada aí na foto, meu corpo descascou inteirinho porque eu tava feito um baiacu.

Bem, então no dia 30 e 31 é que aconteceu o processo de coleta de células, depois de 30 doses de granulokine. No primeiro dia eu fiquei umas 2 horas na máquina, mas não foi o suficiente, aí no segundo dia eu fiquei umas 4 horas e a enfermeira disse que foi coletado muito mais do que o esperado, ou seja, foi um grande sucesso. Eu e o que eu chamo de máquina de captação de vida, mas na verdade é máquina de aférese mesmo:





O que a máquina faz é retirar do meu sangue somente as células tronco e devolver o sangue pro corpo. As células tronco são um líquido meio viscoso, amarronzado, bem esquisito, mas muito importante, né?

E olha o meu estado, tenho até medo de olhar pra mim assim, com os cabelos caindo e esses dois cateteres... nem dava pra tomar banho direito... ai ai:



Bem, nesse tempo todo que eu estive em tratamento eu tive três crises grandes de ansiedade, de subir a pressão e ter que parar no oxigênio. Não dormi uma noite tranquila, eu estava no meu limite psicológico.
Na sexta-feira, dia 1 de junho, tive uma consulta com o Dr. Samir e ele me liberou pra vir embora, com a recomendação de ir urgentemente a um psiquiatra. Então eu tomei a medicação desse último dia mais uma bolsa de sangue, retirei o cateter do pescoço e ainda ficou uma medicaçãozinha pro sábado.
Sábado depois do almoço vim embora. Foram 20 dias de tratamento, entre greve no hospital e crises de ansiedade, mas nada deu errado, pelo contrário, tudo deu muito certo, eu só estava psicologicamente esgotada.

Fui ao psiquiatra e estou tomando uns remedinhos que estão me fazendo muito bem, principalmente me deixando dormir bem tranquila. Sigo com a minha querida psicóloga Célia, que eu adoro e não sei mais o que eu faria sem ela. Acho incrível como eu nunca chorei em nenhuma de nossas sessões, manteiga derretida que sou.

Infelizmente meu problema renal persistiu e eu procurei um nefrologista, Dr. Bruno que mandou eu dizer aqui no blog que ele é o médico mais querido que eu tenho. E ele é um amor mesmo. Me pediu milhões de exames e resolveu me internar pra eu tomar umas bolsas de sangue, porque meu problema renal pode ser  causado pelo baixo volume globular. Poderia ser do Linfoma, mas, graças a Deus, não é. Agora sexta tenho que fazer mais uns exames pra ver em que pé estão os rins.

Mas como nem tudo são rosas (bazinga!), de uns 5, 6 dias pra cá eu tenho sentido muita dor no braço esquerdo, meus dedos mindinho e anelar adormeceram, e permanecem assim, e estou perdendo o movimento da mão. Fui a um ortopedista que me pediu pra fazer uma eletroneuromiografia, mas é um exame difícil de conseguir e amanhã vou consultar um neurologista.

Aí quando meus rins não estiverem mais ruins eu vou fazer um novo protocolo de quimioterapia, ainda não sei ao certo como vai ser porque não falei mais com minha médica, vou na semana que vem, mas imagino que sejam pelo menos 2 sessões, pra só depois ir pro transplante, que, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma cirurgia.

Mas meu braço está doendo muito e eu fiquei com preguiça de explicar hoje como é que funciona o autotransplante de células tronco, posso explicar outro dia?

Bem, é isso... a vida tá desse jeito, médico, médico e mais médico, e falando em médico eu lembrei que esqueci de ligar no cardiologista pra marcar um horário. Como disse a Dai, estou virando especialista em especialista. Mas agora pelo menos eu tô mais bonitinha, menos inchada... essa foto aí foi no dia que minhas primas lindas e fofas me fizeram maquiagens e tiraram fotos minhas até de ponta cabeça. Um book de pobre...rs:





Bem, como sabiamente disse Dr. House "Cancer is boring!"

Gostaram do layout novo do blog? Tenho que agradecer a Lika linda que me ajudou *-*. Obrigada, Lika.
Obrigada por todos que têm torcido e rezado por mim, me acompanhado nessa luta, que Deus lhes dê em dobro tudo que me desejarem. Beijoks.

2 comentários:

As três partes de mim disse...

Te amo minha princesa guerreira, vc é tudo de melhor e mais forte que eu já vi. TE AMO!

Gigi disse...

Oi Aline, coragem.

Sabe, aqui em portugal, para fazer a recolha das células o cateter é colcocado na verilha e não na jogular.

Tou torcendo por vc. Beijos.